Veronica Cortez Ginani é professora no Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília.
Como você começa o seu dia? Você tem uma rotina matinal?
Acordo entre 6:30h e 7h, faço meu desjejum, me exercito, e quando tenho tempo (três vezes por semana) vou para a universidade direto.
Em que hora do dia você sente que trabalha melhor? Você tem algum ritual de preparação para a escrita?
Pela manhã e à noite. Não tenho ritual. Normalmente leio sobre o assunto e busco algum modelo que seja interessante para eu começar a escrever o texto. A partir da leitura e de vivências prévias, idealizo o que vou fazer e inicio o trabalho.
Você escreve um pouco todos os dias ou em períodos concentrados? Você tem uma meta de escrita diária?
Escrevo de acordo com a demanda. Às vezes o meu trabalho se concentra muito mais na leitura do que na escrita. Não tenho meta. Diria que escrevo em períodos concentrados.
Como é o seu processo de escrita? Uma vez que você compilou notas suficientes, é difícil começar? Como você se move da pesquisa para a escrita?
Como descrevi anteriormente, faço pesquisas, leio bastante e inicio a escrita. Não acho difícil começar.
Como você lida com as travas da escrita, como a procrastinação, o medo de não corresponder às expectativas e a ansiedade de trabalhar em projetos longos?
Como funciono bem sobre pressão e, aliás, às vezes preciso da pressão, vou priorizando as atividades de acordo com os prazos para a entrega. Não tenho medo de não corresponder às expectativas. Caso haja alguma crítica, faço as correções necessárias. Não me sinto ansiosa em relação a projetos longos.
Quantas vezes você revisa seus textos antes de sentir que eles estão prontos? Você mostra seus trabalhos para outras pessoas antes de publicá-los?
Reviso muitas vezes. Mais de dez. Como normalmente trabalho em parceria, meus textos sempre são lidos por outras pessoas.
Como é sua relação com a tecnologia? Você escreve seus primeiros rascunhos à mão ou no computador?
Sempre no computador. Tudo no computador.
De onde vêm suas ideias? Há um conjunto de hábitos que você cultiva para se manter criativa?
Do que leio, vejo, vivencio, enfim, de toda parte. O segredo é estar sempre atenta e buscando relação entre as coisas.
O que você acha que mudou no seu processo de escrita ao longo dos anos? O que você diria a si mesma se pudesse voltar à escrita de sua tese?
Acho que estou mais rápida. Se tornou mais fácil. Mas o meu estilo continua o mesmo. Portanto, não mudaria muita coisa em relação à minha tese.
Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não começou? Que livro você gostaria de ler e ele ainda não existe?
Projeto: escrever um livro não científico. Acho que existem todos os tipos de livro. Alguns mais difíceis de serem encontrados, mas existem.