Vagner Xavier é escritor e poeta na cidade de Florianópolis.
Como você começa o seu dia? Você tem uma rotina matinal?
Começo o dia acordando! Rs
Brincadeira, começo o dia mais ou menos entre 11h30, 12h, minha rotina de escrita é escrevo quando tenho alguma inspiração ou quando estou inspirado.
Em que hora do dia você sente que trabalha melhor? Você tem algum ritual de preparação para a escrita?
Melhor horário que me sinto bem pra escrever é de madrugada, não sigo rituais ou coisa do gênero, simplesmente boto no papel o que o coração ou a mente manda pra caneta ou técnica.
Você escreve um pouco todos os dias ou em períodos concentrados? Você tem uma meta de escrita diária?
Cara, eu fecho projeto, livros de poemas então não sigo metas acho isso uma grande besteira mas apesar de tudo é importante manter uma disciplina.
Como é o seu processo de escrita? Uma vez que você compilou notas suficientes, é difícil começar? Como você se move da pesquisa para a escrita?
Meu processo é como o de todos os caras e minas talentosas que tem por aí na literatura, inspiração, rotina, dia a dia, cotidiano, técnicas, o hábito de ler muito ajuda, a observação, estou no meu quinto livro de poemas o Nós somos intermináveis como o mar, estou com o sexto pronto e editando o sétimo.
Minhas notas eu boto no projeto, seleciono os melhores poemas, minha rotina é essa.
Como você lida com as travas da escrita, como a procrastinação, o medo de não corresponder às expectativas e a ansiedade de trabalhar em projetos longos?
Não sei o que é isso, não tenho travas de escrita.
Quantas vezes você revisa seus textos antes de sentir que eles estão prontos? Você mostra seus trabalhos para outras pessoas antes de publicá-los?
Público nas redes sociais alguns.
Como trabalho muito nos projetos poéticos sempre passa por revisor antes deles irem para os livros.
Como é sua relação com a tecnologia? Você escreve seus primeiros rascunhos à mão ou no computador?
Antigamente escrevia nos cadernos, blocos de notas, depois Word no computador, com a tecnologia em blocos de notas do celular, coloco nas redes alguns e no meu blog.
De onde vêm suas ideias? Há um conjunto de hábitos que você cultiva para se manter criativo?
Tudo é inspiração. A vida, a morte, sexo, violência, abandono, álcool, drogas, assassinatos, desamor, abandono, inspiração & transpiração uma boa música.
Por isso todos, eu digo todos tem um puta potencial pra serem escritores, acho que poucos tem essa coragem e eu admiro quem faz isso.
O que você acha que mudou no seu processo de escrita ao longo dos anos? O que você diria a si mesmo se pudesse voltar à escrita de seus primeiros textos?
Mudou muita coisa, meu texto está muito pra jovens e muito myself, myself, além de uma franqueza muito enorme, bem direto lembrando os grandes caras que admiro na literatura como Kerouac, Bukowski & Fante.
Acho que deveria voltar a escrever uma literatura universal do que ficar falando sobre eu mesmo o tempo todo praticamente.
Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não começou? Que livro você gostaria de ler e ele ainda não existe?
Gostaria de escrever um romance, comecei mas não terminei e de ler um livro de poemas de John Fante.