Palmira Heine é escritora.
Como você começa o seu dia? Você tem uma rotina matinal?
Eu acordo muito cedo e começo minha rotina que envolve a realização de trabalhos acadêmicos e escrita de textos literários.
Em que hora do dia você sente que trabalha melhor? Você tem algum ritual de preparação para a escrita?
Pela manhã, bastante cedo é o horário em que mais produzo.
Você escreve um pouco todos os dias ou em períodos concentrados? Você tem uma meta de escrita diária?
Eu escrevo um pouco todos os dias, sejam textos em verso ou textos em prosa.
Como é o seu processo de escrita? Uma vez que você compilou notas suficientes, é difícil começar? Como você se move da pesquisa para a escrita?
Criei o hábito de escrever textos em verso e prosa a partir de reflexões sobre acontecimentos do meu cotidiano e não é difícil começar. No começo era mais difícil, pois havia mais medo de mostrar a minha produção. Em determinados dias, produzo mais, em outros, menos, mas sempre guardo as produções extras para publicações futuras.
Como você lida com as travas da escrita, como a procrastinação, o medo de não corresponder às expectativas e a ansiedade de trabalhar em projetos longos?
Eu tenho criado uma rotina de escrita que termina evitando um pouco a procrastinação. O medo de não corresponder às expectativas existe mas compartilho textos com outras escritoras antes de publicá-los e sempre os faço passar por uma leitura crítica para obter uma opinião sobre eles, o que me dá uma maior segurança na publicação dos textos.
Quantas vezes você revisa seus textos antes de sentir que eles estão prontos? Você mostra seus trabalhos para outras pessoas antes de publicá-los?
Reviso cerca de duas vezes depois envio para um revisor profissional. Compartilho meus textos com outras escritoras dos Coletivos dos quais participo e também os submeto a uma leitura crítica.
Como é sua relação com a tecnologia? Você escreve seus primeiros rascunhos à mão ou no computador?
Escrevo sempre no computador, mas quando estou sem acesso à tecnologia, qualquer pedaço de papel pode ser local para minha escrita.
De onde vêm suas ideias? Há um conjunto de hábitos que você cultiva para se manter criativa?
As ideias vêm de fatos do cotidiano, de momentos vividos por mim e de leituras de outros textos.
O que você acha que mudou no seu processo de escrita ao longo dos anos? O que você diria a si mesma se pudesse voltar à escrita de seus primeiros textos?
Eu acho que a minha escrita vem amadurecendo. Se eu pudesse dar um conselho a mim mesma no começo de minha carreira como escritora, eu diria para compartilhar mais o que eu escrevo com outras pessoas, a fim de trocar impressões e experiências com elas.
Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não começou? Que livro você gostaria de ler e ele ainda não existe?
Tenho muitos projetos que ainda gostaria de colocar em prática: a publicação de um livro de poesias para crianças, a participação em um maior número de eventos literários etc.