Nia França é escritora de fantasia e estudante de Letras.

Como você começa o seu dia? Você tem uma rotina matinal?
Minha rotina matinal é uma das mais importantes pra mim, porque a manhã e a noite são meus períodos mais produtivos ( porém, durante as aulas da faculdade, acabo perdendo o segundo período de produtividade). O café é o meu maior aliado ( assim como de muitos escritores) e eu só me sinto pronta depois disso, tanto para escrever como para realizar outros trabalhos. E música também! Alguns pessoas se sentem incomodadas com o barulho, mas pra mim a criatividade só começa a fluir com os fones de ouvido.
Em que hora do dia você sente que trabalha melhor? Você tem algum ritual de preparação para a escrita?
Como dito, a manhã e a noite são meus melhores horários, mas eu prefiro muito mais a noite, as vezes até virar a madrugada. Os únicos rituais de preparação são a música, um lugar organizado e meus cadernos, porque eu só consigo manter a concentração escrevendo em cadernos e depois digitalizando.
Você escreve um pouco todos os dias ou em períodos concentrados? Você tem uma meta de escrita diária?
Não gosto de ter metas diárias, mas gosto de ter metas. Ao invés de me forçar a escrever uma quantidade x todos os dias, eu me desafio de outras formas, como ” Quero finalizar tal cena da melhor forma possível, mesma que não escreva muito, ela precisa ficar impecável”. Pelo menos pra mim isso faz mais sentido do que escrever uma grande quantidade sem padrão de qualidade.
Como é o seu processo de escrita? Uma vez que você compilou notas suficientes, é difícil começar? Como você se move da pesquisa para a escrita?
A pesquisa pra mim é a parte mais importante, depois que ela está pronta, a escrita flui naturalmente. Então desde que eu saiba muito bem sobre o assunto que vou escrever e tenha os personagens bem construídos, o resto eu deixo acontecer conforme as páginas. Se tudo ficar muito profanado, a criatividade bloqueia.
Como você lida com as travas da escrita, como a procrastinação, o medo de não corresponder às expectativas e a ansiedade de trabalhar em projetos longos?
Terapia é bom pra tudo né? Não só pra vida pessoal, como pra esse tipo de questão também. Quando a mente tá equilibrada, fica bem mais tranquilo de se trabalhar e de se lidar com as frustrações e ansiedades ( porque elas sempre vão aparecer). Quanto a procrastinação, que é um problemão que eu tenho, acho que a melhor coisa é estabelecer horários, principalmente para quem trabalha em casa.
Quantas vezes você revisa seus textos antes de sentir que eles estão prontos? Você mostra seus trabalhos para outras pessoas antes de publicá-los?
Eu tenho a mania de reler todos os capítulos assim que eu escrevo, então acabo revisando muuitas vezes! Então eu vou escrevendo e vou revisando por capítulo. E no final leio tudo de novo pra entender como ficou o funcionamento do conjunto. E faço isso várias vezes. Além disso, tenho sempre meus leitores bethas que ajudam muito dando opiniões sinceras.
Como é sua relação com a tecnologia? Você escreve seus primeiros rascunhos à mão ou no computador?
Sempre a mão primeiro, apesar de ter nascido na década digital. É uma mania de infancia, porque comecei a escrever com 9 anos, e na época do tinha acesso à cadernos mesmo. Então acabei crescendo com essa mania ( o que me faz sempre escrever todos os livros pelo menos duas vezes, uma no caderno, outra no computador).
De onde vêm suas ideias? Há um conjunto de hábitos que você cultiva para se manter criativa?
Eu consumo muito conteúdo da cultura pop, leio bastante e assisto coisas variadas. Acho que não tem forma melhor de se inspirar do que consumir outras obras antes de criar a sua.
O que você acha que mudou no seu processo de escrita ao longo dos anos? O que você diria a si mesma se pudesse voltar à escrita de seus primeiros textos?
Tudo! Felizmente a gente amadurece, e na escrita não é diferente. Os diálogos eram ruins, os personagens eram rasos, a história na maioria das vezes era corrida. Mas faz total sentido começar assim, ainda mais quando se começa criança. Acho que o que me fez querer continuar foi a vontade de tirar todas as ideias da minha imaginação e compartilhar com outras pessoas que, muitas vezes, estavam precisando ler aquilo. Foi ppr isso que eu decidi me aperfeiçoar e continuar.
Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não começou? Que livro você gostaria de ler e ele ainda não existe?
São tantos na real! Como eu escrevo fantasia, me vejo criando mil e um mundos diferentes, com personagens diferentes e explorando os mais diversos gêneros também! Acho que tudo o que eu gostaria de ver que ainda não existe, eu vou lá e crio haha! Sempre foi assim.