Ercília Torres Steinke é professora do Departamento de Geografia e Coordenadora do Laboratório de Climatologia Geográfica da Universidade de Brasília.
Como você começa o seu dia? Você tem uma rotina matinal?
Ao acordar tomo café, levo minha filha para a escola e vou pro trabalho.
Em que hora do dia você sente que trabalha melhor? Você tem algum ritual de preparação para a escrita?
Escrevo melhor na parte da tarde, no silêncio. Para escrever, primeiro organizo as ideias em um papel e desenvolvo cada uma separadamente.
Você escreve um pouco todos os dias ou em períodos concentrados? Você tem uma meta de escrita diária?
Quando estou com um projeto, escrevo um pouco todos os dias.
Como é o seu processo de escrita? Uma vez que você compilou notas suficientes, é difícil começar? Como você se move da pesquisa para a escrita?
Começar é sempre o mais difícil. Penso em um frase que possa ser desenvolvida e escrevo, mas troco as frases até achar a que mais se adequa ao o que eu quero dizer.
Como você lida com as travas da escrita, como a procrastinação, o medo de não corresponder às expectativas e a ansiedade de trabalhar em projetos longos?
Procuro não pensar nisso enquanto escrevo, caso contrário, o projeto fica travado e não anda.
Quantas vezes você revisa seus textos antes de sentir que eles estão prontos? Você mostra seus trabalhos para outras pessoas antes de publicá-los?
Reviso meus textos muitas vezes e sempre acho o que melhorar. Procuro mostrar meu manuscrito para as pessoas que me auxiliaram na pesquisa e para pessoas especialistas no assunto que estou abordando. Um olhar de fora é sempre bem vindo.
Como é sua relação com a tecnologia? Você escreve seus primeiros rascunhos à mão ou no computador?
As primeiras ideias são sempre escritas num papel, gosto de rabiscar e fazer esquemas dos meus pensamentos.
De onde vêm suas ideias? Há um conjunto de hábitos que você cultiva para se manter criativa?
A maior parte das minhas ideias vêm das situações vividas em sala de aula, que anoto para depois desenvolvê-las.
O que você acha que mudou no seu processo de escrita ao longo dos anos? O que você diria a si mesma se pudesse voltar à escrita de sua tese?
Da redação da minha tese até agora aprendi a ser um pouco mais objetiva. Tenho a mania de querer explicar, nos mínimos detalhes, o que quero dizer, portanto, o texto fica enorme.
Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não começou? Que livro você gostaria de ler e ele ainda não existe?
Um projeto que ainda não fiz foi um livro infantil que falasse de Climatologia. Já um livro que eu gostaria de ler eu não sei, ainda quero ler muitos que já existem.