Cynthia Magluta é médica sanitarista do Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ.
Como você começa o seu dia? Você tem uma rotina matinal?
Não tenho uma rotina para escrever, a maior parte dos textos foi escrita como exercício de oficina literária que tenho participado desde 2012.
Em que hora do dia você sente que trabalha melhor? Você tem algum ritual de preparação para a escrita?
Prefiro escrever no final de semana, quando dedico a tarde para escrever.
Você escreve um pouco todos os dias ou em períodos concentrados? Você tem uma meta de escrita diária?
Períodos concentrados, final de semana.
Como é o seu processo de escrita? Uma vez que você compilou notas suficientes, é difícil começar? Como você se move da pesquisa para a escrita?
Tenho escrito contos sobre o cotidiano. Agora tenho um projeto de escrever um livro baseado nos relatos de um trabalho voluntário no hospital que trabalho, pela primeira vez estou fazendo pesquisa para escrever e a experiência está sendo muito instigante.
Como você lida com as travas da escrita, como a procrastinação, o medo de não corresponder às expectativas e a ansiedade de trabalhar em projetos longos?
Tento pensar o conto primeiro durante o tempo livre nos dias em que trabalho, durante o transporte ou fazendo exercício. Quando começo escrever nos finais de semana, tenho uma boa ideia do que fazer. Como escrevo como uma atividade de total prazer e para aprender a escrever, em geral não me preocupo em não corresponder às expectativas.
Quantas vezes você revisa seus textos antes de sentir que eles estão prontos? Você mostra seus trabalhos para outras pessoas antes de publicá-los?
Escrevo e deixo para revisar no dia seguinte, aí reescrevo umas duas ou três vezes, como disse escrevo na maior parte das vezes no contexto de oficina literária, portanto a análise dos professores e colegas faz parte do processo.
Como é sua relação com a tecnologia? Você escreve seus primeiros rascunhos à mão ou no computador?
Só escrevo a mão durante viagens aéreas.
De onde vêm suas ideias? Há um conjunto de hábitos que você cultiva para se manter criativa?
O cotidiano da vida do bairro, família e do meu trabalho tem me motivado.
O que você acha que mudou no seu processo de escrita ao longo dos anos? O que você diria a si mesma se pudesse voltar à escrita de seus primeiros textos?
Não acho que tenha tempo de escrita para responder a esta pergunta. Muito recente.
Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não começou? Que livro você gostaria de ler e ele ainda não existe?
Gostaria de escrever sobre as histórias de taxistas, pois creio que eles têm uma perspectiva muito interessante da cidade e de tantas pessoas que eles encontram e conversam nos trajetos.