Ana Paloma Silva é quadrinista e estudante de Ciências Sociais pela USP.

Como você começa o seu dia? Você tem uma rotina matinal?
Começo meu dia na correria do trabalho, tomo café da manhã e saio pra trabalhar.
Em que hora do dia você sente que trabalha melhor? Você tem algum ritual de preparação para a escrita?
Eu consigo escrever melhor à noite pois as ideias surgem com mais facilidade. Meu ritual é olhar minhas anotações de ideias repentinas e construir um roteiro a partir disso.
Você escreve um pouco todos os dias ou em períodos concentrados? Você tem uma meta de escrita diária?
Sim escrevo um pouco todos os dias, mas sem metas, só o que vai surgindo na cabeça mesmo haha.
Como é o seu processo de escrita? Uma vez que você compilou notas suficientes, é difícil começar? Como você se move da pesquisa para a escrita?
É difícil começa pois você nunca acha que está pronta suficiente, mas o mais importante da escrita é a pesquisa e o embasamento para as histórias que está escrevendo. Além disso estruturar em começo meio e fim é importante para pensar na história por partes em vez do todo.
Como você lida com as travas da escrita, como a procrastinação, o medo de não corresponder às expectativas e a ansiedade de trabalhar em projetos longos?
Eu não sei lidar com esses sentimentos então eu busco relaxar, ler , ver outras coisas para descansar a mente até que esteja preparada para voltar a escrever.
Quantas vezes você revisa seus textos antes de sentir que eles estão prontos? Você mostra seus trabalhos para outras pessoas antes de publicá-los?
Reviso mais de 100 vezes e mostro para meu namorado e irmã.
Como é sua relação com a tecnologia? Você escreve seus primeiros rascunhos à mão ou no computador?
Escrevo no celular pois é mais prático e está comigo sempre. Depois passo as anotações pro computador.
De onde vêm suas ideias? Há um conjunto de hábitos que você cultiva para se manter criativa?
Vem das minhas experiências de vida, e das coisas que leio e assisto. Gosto também de pesquisar sobre outras culturas e outros pontos de vista sobre um mesmo assunto.
O que você acha que mudou no seu processo de escrita ao longo dos anos? O que você diria a si mesma se pudesse voltar à escrita de seus primeiros textos?
Acho que o repertorio teórico de roteiro e cenário que eu tenho, além de maior entendimento das referências que busco. Eu diria para mim mesma que pudesse estudar teoria de narrativa e roteiro desde cedo. haha
Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não começou? Que livro você gostaria de ler e ele ainda não existe?
Eu quero escrever um quadrinho de fantasia e outro distópico. O roteiro já está pronto, mas ainda não comecei os rascunhos no computador. Gostaria de ler livros africanos traduzidos com protagonistas negras. Temos poucos no mercado literário brasileiro.