Zuleide Lima é escritora.

Como você começa o seu dia? Você tem uma rotina matinal?
Minha rotina de escrita começa no período da tarde, pois sou servidora pública e trabalho durante o dia. Mas escrevo no período da noite também.
Em que hora do dia você sente que trabalha melhor? Você tem algum ritual de preparação para a escrita?
Gosto muito de escrever durante o silêncio da noite. Não tenho um ritual de preparação. Acho que o importante é estar em contato com a obra que está sendo criada. Seja escrevendo, revisando, relendo ou reescrevendo.
Você escreve um pouco todos os dias ou em períodos concentrados? Você tem uma meta de escrita diária?
Não tenho metas diárias. Não estipulo quantidade de páginas, mas todos os dias escrevo nem que seja uma linha ou um palavra.
Como é o seu processo de escrita? Uma vez que você compilou notas suficientes, é difícil começar? Como você se move da pesquisa para a escrita?
Já escrevi dois romances e o que me motivou a escrevê-los foram questionamentos. O meu livro “Marcados” traz o questionamento: O que você faria se soubesse o dia de sua morte? E no meu segundo livro “Uma Morte Qualquer” traz o questionamento: Até onde a solidão pode nos levar? Foi a partir das respostas que criei as histórias.
Como você lida com as travas da escrita, como a procrastinação, o medo de não corresponder às expectativas e a ansiedade de trabalhar em projetos longos?
Eu tento escrever todos os dias sem me cobrar muito. Afinal, a escrita para mim é por prazer e se algum dia se transformar em sofrimento irei abandoná-la.
Quantas vezes você revisa seus textos antes de sentir que eles estão prontos? Você mostra seus trabalhos para outras pessoas antes de publicá-los?
Reviso muito meus textos e sempre mostro para amigos de confiança para obter uma opinião. Depois também apresento os textos a um revisor profissional.
Como é sua relação com a tecnologia? Você escreve seus primeiros rascunhos à mão ou no computador?
Não tenho ordem. Posso escrever à mão ou no computador. Vai depender de onde eu estiver. Já escrevi alguns trechos dos meus livros dentro do carro em um pedaço de papel, enquanto o sinal estava fechado.
De onde vêm suas ideias? Há um conjunto de hábitos que você cultiva para se manter criativa?
Até hoje minhas ideias vieram de perguntas que precisavam ser respondidas. Um hábito para se manter criativa é a leitura de vários livros de todos os gêneros.
O que você acha que mudou no seu processo de escrita ao longo dos anos? O que você diria a si mesma se pudesse voltar à escrita de seus primeiros textos?
Acho que atualmente a minha escrita possui mais técnicas literárias. Meu primeiro livro escrevi por intuição. Agora escrevo com intenção. Mas o que não mudaria daquela época para os dias de hoje é escrever com coragem e com sentimentos.
Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não começou? Que livro você gostaria de ler e ele ainda não existe?
Estou escrevendo meu terceiro romance, mas já penso em outras histórias que queria contar. Tenho algumas ideias para uma distopia, uma comédia romântica e uma ficção documental. Por sinal, gêneros bem diversos. O livro que eu gostaria de ler que ainda não existe seria um livro com minha biografia. Quem sabe eu escrevo.