Neyd Montingelli é escritora.
Como você começa o seu dia? Você tem uma rotina matinal?
Tenho muitos afazeres domésticos a cumprir antes de iniciar qualquer trabalho literário, mas sempre dou uma olhadinha nas redes sociais e e-mails na hora do café da manhã.
Em que hora do dia você sente que trabalha melhor? Você tem algum ritual de preparação para a escrita?
Escrevo com mais tranquilidade depois das 23:00hs, quando todos da casa já foram dormir e a casa e a cidade estão em silêncio.
Você escreve um pouco todos os dias ou em períodos concentrados? Você tem uma meta de escrita diária?
Escrevo um pouco todos os dias. Não tenho meta diária, a não ser quando um trabalho está para terminar ou um concurso ou devo entregar matéria para periódicos.
Como é o seu processo de escrita? Uma vez que você compilou notas suficientes, é difícil começar? Como você se move da pesquisa para a escrita?
Quando tenho a ideia do trabalho, começo sempre pelo título. Enquanto não decido o título (isto não quer dizer que possa ser mudado no decorrer da escrita), não escrevo nada. Depois do título decidido, faço um breve resumo da ideia. Depois começo a delinear os personagens e parto para a pesquisa. Coloco tudo que encontro no começo do trabalho, quando começo a escrever a trama, vou deixando as pesquisas para o final e quando uso estas pesquisas, vou deletando.
Como você lida com as travas da escrita, como a procrastinação, o medo de não corresponder às expectativas e a ansiedade de trabalhar em projetos longos?
Nem ligo. Passo para outro trabalho e deixo esse na espera no desktop. De vez em quando volto e dou uma “beliscada”. Quando estou em um trabalho com data de entrega, passo a fazer pesquisas sobre o tema para “destravar”.
Quantas vezes você revisa seus textos antes de sentir que eles estão prontos? Você mostra seus trabalhos para outras pessoas antes de publicá-los?
Inúmeras vezes. Não mostro para ninguém, apenas para a editora.
Como é sua relação com a tecnologia? Você escreve seus primeiros rascunhos à mão ou no computador?
Sou adepta da tecnologia. Tudo no computador. Mas, não gosto de escrever no celular.
De onde vêm suas ideias? Há um conjunto de hábitos que você cultiva para se manter criativa?
Curiosidade. Adoro aprender novas coisas. Gosto de pesquisar e quando estou procurando por respostas, a criatividade vem sozinha.
O que você acha que mudou no seu processo de escrita ao longo dos anos? O que você diria a si mesma se pudesse voltar à escrita de seus primeiros textos?
Revise muitas vezes. Pesquise sobre o tema, sobre personagens. Leia muito. Converse com as pessoas sobre tramas parecidas com a de seu trabalho.
Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não começou? Que livro você gostaria de ler e ele ainda não existe?
Divulgação mais eficaz. Acho que já existem todos os tipos de livros. É só procurar. O que não existe é um livro meu sobre certos assuntos.