Marcos Lamoreux é cineasta, professor e escritor.

Como você começa o seu dia? Você tem uma rotina matinal?
Como passo metade do ano na Baixada Fluminense e a outra metade na europa, minha rotina varia um pouco.
Geralmente acordo e ligo pros meus filhos, respondo mensagens pelas redes sociais e tento tomar um pouco de sol e depois café da manhã.
Em que hora do dia você sente que trabalha melhor? Você tem algum ritual de preparação para a escrita?
Pela manhã e início da tarde, não consigo nem entender quem prefere a madrugada. Gosto de preparar o local onde vou escrever e ter alguma coisa para mastigar e beber enquanto escrevo, uma boa playlist e mando ver na escrita.
Você escreve um pouco todos os dias ou em períodos concentrados? Você tem uma meta de escrita diária?
Não tenho metas de escrita, tem dias que estou super criativo e começo coisas novas, as ideias vem e vão. Outros dias não consigo dar continuidade no que já comecei. São períodos concentrados onde eu me sinto disposto a escrever.
Como é o seu processo de escrita? Uma vez que você compilou notas suficientes, é difícil começar? Como você se move da pesquisa para a escrita?
Nem sempre reúno notas, dependendo do que for, só escrevo e faço muitas alterações até chegar a hora que canso e me dou por vencido. Busco muitas referências para escrever em livros, poemas, músicas, filmes, conversas e etc.
Como você lida com as travas da escrita, como a procrastinação, o medo de não corresponder às expectativas e a ansiedade de trabalhar em projetos longos?
Lido com as travas esperando, ouvindo música, conversando sobre as travas, o texto, o que quero escrever sobre… Não fico ansioso em relação à escrita nem em corresponder expectativas.
Quantas vezes você revisa seus textos antes de sentir que eles estão prontos? Você mostra seus trabalhos para outras pessoas antes de publicá-los?
Reviso quantas vezes forem necessárias e sempre mostro meus trabalhos pra outras pessoas e pergunto a opinião delas.
Como é sua relação com a tecnologia? Você escreve seus primeiros rascunhos à mão ou no computador?
Reúno notas no celular, escrevo muito no computador e projetos, pesquisas, lembretes e afins, tento o máximo possível escrever a mão.
De onde vêm suas ideias? Há um conjunto de hábitos que você cultiva para se manter criativo?
Não tenho hábitos pra estimular/cultivar criatividade, especificamente com esse intuito. Como disse lá em cima, conversas, filmes, músicas… tudo isso me ajuda.
O que você acha que mudou no seu processo de escrita ao longo dos anos? O que você diria a si mesmo se pudesse voltar à escrita de seus primeiros textos?
Antes eu queria estabelecer essa rotina de escrita, ler mil coisas ao mesmo tempo, escrever um pouco todos os dias… Mas isso simplesmente não funciona pra mim e nem quero que funcione. Diria a mim mesmo pra relaxar e estudar mais.
Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não começou? Que livro você gostaria de ler e ele ainda não existe?
Gostaria de escrever mais sobre minha pesquisa e gostaria de ler mais livros com as vivências das pessoas que eu gosto.