Francine Cruz é mestranda em Educação pela UFPR, autora de “A Casa dos dois Amores” (Audiolivro, 2014).
Como você começa o seu dia? Você tem uma rotina matinal?
Durante a semana começo o dia trabalhando como professora, 07:25 já estou em sala de aula. Nos finais de semana costumo tomar um café da manhã mais demorado e depois vou para o escritório escrever.
Em que hora do dia você sente que trabalha melhor? Você tem algum ritual de preparação para a escrita?
Gosto de trabalhar de manhã e de tarde, não tenho nenhum ritual, mas geralmente começo a escrever depois de ter checado meus e-mails e redes sociais.
Você escreve um pouco todos os dias ou em períodos concentrados? Você tem uma meta de escrita diária?
Escrevo em períodos concentrados, no meu dia de folga semanal e nos finais de semana. Não coloco metas.
Como é o seu processo de escrita? Uma vez que você compilou notas suficientes, é difícil começar? Como você se move da pesquisa para a escrita?
Gosto de ter tudo planejado e programado, depois de feita a pesquisa é fácil começar, pois já tenho tudo esquematizado na minha cabeça e no papel.
Como você lida com as travas da escrita, como a procrastinação, o medo de não corresponder às expectativas e a ansiedade de trabalhar em projetos longos?
As travas na escrita são muito difíceis, tento reler o que já fiz, pesquisar mais sobre o tema, ou simplesmente deixar quieto por um tempo, ver coisas diferentes e depois retornar à escrita. A procrastinação também é um problema, principalmente para quem tem outra profissão junto com a escrita, muitas vezes o cansaço atrapalha, mas é preciso manter o foco e seguir. Medo e insegurança sempre existem, uma vez que estamos nos expondo a críticas a partir do momento que soltamos um texto no mundo, mas isso faz parte do processo e do nosso crescimento pessoal e profissional.
Quantas vezes você revisa seus textos antes de sentir que eles estão prontos? Você mostra seus trabalhos para outras pessoas antes de publicá-los?
Reviso muitas vezes, durante o processo e ao final. Mostro para pessoas selecionadas, que tenham experiência crítica e possam contribuir com a melhora da qualidade do meu trabalho.
Como é sua relação com a tecnologia? Você escreve seus primeiros rascunhos à mão ou no computador?
Utilizo as duas coisas, gosto da tecnologia, mas tem coisas que só o papel consegue me ajudar!
De onde vêm suas ideias? Há um conjunto de hábitos que você cultiva para se manter criativa?
Estou sempre atenta a tudo que acontece à minha volta, tiro muitas ideias da vida real. Gosto de ler para me manter criativa.
O que você acha que mudou no seu processo de escrita ao longo dos anos? O que você diria a si mesma se pudesse voltar à escrita de seus primeiros textos?
Hoje em dia sou mais técnica, tenho uma preocupação estética maior do que no início. Eu diria para mim mesma o caminho é continuar estudando e, principalmente, escrevendo sempre, pois a prática aliada à teoria torna o trabalho muito melhor.
Que projeto você gostaria de fazer, mas ainda não começou? Que livro você gostaria de ler e ele ainda não existe?
Gostaria de escrever uma coleção de materiais didáticos para a minha área de estudo (Educação Física Escolar). O livro que eu gostaria de ler é meu próximo romance, que ainda está sendo escrito.